sexta-feira, 30 de abril de 2010

míriam rodrigues de abreu

há 16 anos ela se foi, deixando um vazio imenso e jamais preenchido em nossos corações e vidas, e ficando aqui uma saudade infinita...

segunda-feira, 26 de abril de 2010

intermezzo XIV- gilberto de abreu, kimura schetino e josé sette de barros

essa foto tirada por aninha sette no rio de janeiro, no dia 12 de setembro de 2001, mas tudo começou um dia antes quando eu e o kimura chegamos ao rio para o lançamento, na academia brasileira de letras, do vídeo eu e os anjos de autoria de josé sette. vídeo que além de documentar a peça homônima traz entrevistas e depoimentos de vários intelectuais, escritores e poetas brasileiros. eu e os anjos é uma montagem de poemas do augusto dos anjos interpretados por kimura, os cenários de minha autoria e sob a direção do josé sette. da casa do músico claudio nucci, que encontráramos no ônibus que viajamos, ligamos pro para combinarmos sobre a sessão e lançamento do vídeo, quando ele nos disse que estavam explodindo prédios em nova yorque. pensei que o cineasta josé sette estava como o cineasta orson welles quando anunciou pelo rádio uma suposta invasão de ets. mas não, era verdade vimos in loco pela tv o momento da 2ª torre. fizemos o lançamento, convivemos com alguns imortais, dormimos na casa dos sette, e pela manhã, antes do almoço familiar, a aninha clicou para sempre esta foto para nós.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

momento triste - joaquim nogueira assassinado

o amável estilista e sua amiga clarice lerman foram mortos em sua casa no arraial d'ajuda.
não morreram de doença nem excessos, nem acidente; morreram de violência. como vítimas, duas a mais a saciar a fome dessa que se instalou no cotidiano social. isso é muito triste.
conheci o joaquim em 94, quando trabalhamos juntos nos cenários e figurinos do show de lançamento dos cd, lp e k7, lugares, de robertinho brant.
nas últimas vezes que o ví, ele me falou que estava gostando de pintar e descobrindo muita coisa com a pintura. foi um momento feliz; o último de vários pequenos momentos que vivemos por lugares dessa nossa belo horizonte.
essa perda deixa a gente triste, mais ainda pela forma como isso acontece.
foto: tirada de publicação de carine alvim, no facebook.

momento coleções - o temporal num coração

óleo sobre tela, 25x32 cm (aprox.). 1986. coleção; sem anotações e uma vaga lembrança.

momento coleções - viagem a paris

da série: diários, crônicas da urbs, este óleo e terra de falésia sobre tela, 80x100cm, 1998, é da coleção sebastião soares.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

formações - cia. noturna bhz

na foto; júlio barbosa, marcelo cacique, tattá spalla, bel lima, gilberto de abreu, kimura schetino e rafael abreu. nessa formação teria ainda o andré dj, nosso responsável pela parte de rapel, já que em determinados momentos o kimura sobrevoava declamando poemas, e o próprio andré, subia e descia pelas estruturas internas do mineiríssimo.
a cia. noturna bhz, foi criada por mim e pelo kimura schetino, para apresentações performáticas de música, teatro, poesia e pintura ao vivo em espaços noturnos de belo horizonte. esta formação acima foi idealizada por mim para o espetáculo novembro, a se realizar no mineiríssimo, semanalmente durante o mes de novembro, em 1998. mas infelizmente só fizemos uma das quatro apresentações, que por motivos, talvez o mais importante, na hora tenha sido o financeiro, comprometeram as outras três. mas o roteiro está pronto, e as pessoas estão aí e se alguém se interessar e tiver condições...
foto: paulo laborne

terça-feira, 20 de abril de 2010

achados nos perdidos - meia sola, arco íris e humberto guimarães

achei um slide deste desenho do humberto guimarães de 77, que é a contra-capa do programa da apresentação do grupo arco iris, formado pelos integrantes do álbum de desenhos e quadrinhos: a meia sola que fazia um lançamento no icbeu. nesse desenho podemos ver; sérgio schieber, gazineli, eimir magalhães, roberto wagner, gilberto de abreu, weiss, benjamim, humberto guimarães, angela, lúcio tadeu, carinha do rafael abreu, míriam abreu e mário vale.

domingo, 18 de abril de 2010

laércio villar

este é o baterista experimental mais genial que conheço. o único que já ví e ouví fazer shows solo de batera de mais de 2 horas tocando suas composições, com nomes sempre instigantes como: trombose oceânica, e outros que não me lembro agora, em locais do undergraund belorizontino na década de 80. que grande prazer poder revê-lo, agora em show de lançamento de disco.
pude assistí-lo tocando também com grandes músicos, numa educação e talento admiráveis.
vá fundo meu amigo, a música agradece.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

pão e poesia - exposição itinerante em contagem

agora os trabalhos de artes plásticas e os poemas do pão e poesia saem das embalagens dos pães nas padarias diretos pras paredes da casa de cultura de contagem, só que no formato de painéis. a inauguração é dia 20 de abril ás 19:30h permanecendo em exposição até dia 19 de maio, depois irá pro cine teatro de contagem e em junho fará parte da V mostra literária de contagem. este projeto do poeta e agitador cultural diovvani mendonça está na segunda edição, na qual eu sou um dos artistas plásticos homenageados (veja postagem de 8 de fevereiro de 2010 aqui mesmo no papel elétrico: http://gilbertodeabreubr.blogspot.com/2010/02/pao-e-poesia.html ), dá um retorno muito bom. pude ver em algumas padarias da região noroeste de bh, a reação das pessoas ao receberem seus pães envoltos em poesias e pinturas. a poesia movimenta coisas dentro e fora da gente. parabéns diovvani, pelo seu trabalho poético/idealista de levar a sua poesia e de vários autores pras padarias, escolas e agora também galerias. veja mais no site do projeto: http://www.paoepoesia.org/ o endereço da casa de cultura: rua dr. cassiano, 130, centro, contagem/mg.

momento coleções - bailarina

óleo sobre tela, 60x110 cms, 1988. coleção nilza chagas.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

formações - gabriela demarco, orlando castaño, gilberto de abreu e rui santana

formação idealizada por gabriela demarco. esta foi a parte brasileira do grupo azar for export, grupo latino americano de artes plásticas. esta formação fez uma exposição na manuel macedo galeria de arte, dos trabalhos que iríamos expor em santiago do chile.
este grupo idealizado pela gabriela e por marina de caro, também argentina, teria mais outros artistas da argentina, do uruguai e do chile. para essa expo do chile, a novidade brasileira era o orlando castaño, já que na mostra anterior, no la recoleta em buenos aires ele ainda não participava. (veja foto do grupo na 1ª exposição, aqui no papel elétrico em postagem de novembro de 2009: http://gilbertodeabreubr.blogspot.com/2009/11/intermezzo-i-grupo-azar-la-recoleta.html
o grupo azar, alem do chile faria ainda três exposições no brasil; são paulo, rio de janeiro e belo horizonte, e mais uma novamente em buenos aires, onde se dissolveu.
acaso é a tradução de azar na américa latina. como o grupo começou ao acaso, assim talvez também tenha terminado. como num lance de dados, como uma página ao azar de o jogo da amarelinha do julio cortázar.
foto: tibério frança

segunda-feira, 12 de abril de 2010

momento coleções - sete e meio - vinheta

acima: sete e meio. desenho a nanquim e usando fotografias do lampião e da rainha elizabeth sobre papel sulfite. 22x30cm. 1973. abaixo: vinheta aquarela sobre papel fabriano. 6x30 cms, 1989. ambos coleção tavinho moura.

momento coleções - debarry

pastel óleo sobre cartão medindo aproximadamente 28x30 cms. 1987. coleção webert debarry.

momento coleções - 00:15h

óleo sobre tela de 70x100 cm, 1998, da série city parade. coleção marcinha braz.

sábado, 10 de abril de 2010

intermezzo XIII - baú. tampa

gilberto de abreu, bráulio britto, clarisse alvarenga, benjamim nunes e luciana tonelli, foto tirada por eu mesmo (no automático), em 1999, no meu antigo ateliê da rua sergipe, atrás da igreja da boa viagem, bh.

momento coleções - escrevendo na rua

óleo sobre tela de 2001, 50x110 cms. coleção mara andrade e carlinhos eloy

quinta-feira, 8 de abril de 2010

terezinha de abreu barbosa

aqui faço uma homenagem a memória de minha mãe, que nos últimos muitos dias tem frequentado, para minha curiosidade e prazer, as minhas noites de sonhos. te amo d. terezinha, que além de mãe, soube ser o meu pai também. foto: lins

quarta-feira, 7 de abril de 2010

terça-feira, 6 de abril de 2010

momento saudades - mondo lôco

mondo lôco - tribos urbanas e suas artes, foi uma festa com a assinatura de lili varela e guilherme que aconteceu em novembro de 1997, na serraria souza pinto e me deixou saudades por ser um evento que tinha vários trabalhos meus de grandes dimensões na decoração cenográfica. além desses trabalhos, ainda constava um outro painel, mas infelizmente não tenho nenhuma foto em que ele apareça.
grande, linda e apoteótica festa, pra matar as saudades de todos os frequentadores do drosophyla, este espaço de lazer mental e físico que deu direções phantasticas à noite de belo horizonte nos anos 80 e começo dos 90.
fotos: gilberto de abreu